ABIPIR E IFIA TRAZEM NASA SPACE APPS CHALLENGE, O MAIOR HACKATHON MUNDIAL DE PROGRAMAÇÃO E INOVAÇÃO PARA FOZ DO IGUAÇU

4,537 Views

Mariangela Lückmann – Coordenadora do Escritório Latino-americano IFIA-ABIPIR

A ABIPIR realizou com apoio da IFIA, de 19 a 21 de outubro no Centro Universitário Uniamérica, sede do Office Latino-americano IFIA, e pela primeira vez em Foz do Iguaçu, (Paraná – Brasil), um evento internacional da NASA, que ocorreu simultaneamente em 212 cidades de 72 países ao redor do planeta: o Nasa Space Apps Challenge, o maior hackaton do mundo.

         

O evento reuniu programadores, designers e profissionais de diversas áreas do conhecimento humano, ligados ou não ao desenvolvimento de software, para uma maratona de programação inovadora em código aberto. Fundado em 2012 e chegando este ano na maior edição global, o NASA Space Apps Challenge trouxe temas como: dificuldades de monitoramento terrestre, estudos climáticos e mudanças comportamentais do ser humano quanto ao planeta.

A comissão organizadora do evento em Foz do Iguaçu, foi composta pelo coordenador Luis Poletti (IxDA), Márcia David (Uniamérica), Fabiano Neumann e Mariangela Lückmann (ABIPIR/IFIA). Vale lembrar que a comissão organizadora é integrante do novo projeto coletivo, colaborativo e voluntário, de sucesso em Radiodifusão “Estação Innovacities”, da ABIPIR, transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, pela RCI – Radio Comunicadora Iguassu e mídias digitais (abipir.org.br).

No total, foram 48 horas ininterruptas de atividades criativas e inovadoras. Nas semanas que antecederam o hackaton, foram realizados 3 eventos técnicos com objetivo de preparar e alinhar os participantes aos desafios propostos pela Nasa para este ano. Os participantes, incluindo a comissão organizadora, mentores e jurados experienciaram momentos inesquecíveis de compartilhamento de conhecimento, inter-relações, ensino e aprendizagem sem fronteiras. Oito equipes disputaram, de modo colaborativo, os três primeiros lugares, já inseridos no site da NASA para premiação global.

Seguem os vencedores:

1º Lugar: S.T.R.I.K.E.

Descrição do projeto: Jogo de plataforma em 2 dimensões, chamado de ATLASS, utilizando como objetos do jogo imagens capturadas pelo telescópio Hubble.

Link do projeto no site da Nasa: https://2018.spaceappschallenge.org/challenges/universe-beauty-and-wonder/shoulders-giants/teams/strike/project

 

Equipe: Yongah Choi – ycxclock@gmail.com; Eduardo Bozz – eduardo_bozz@hotmail.com; Oscar Germano Scherer – oscar10.00@hotmail.com; Luan Felipe Weirich – luanweirich6@gmail.com; Welton Abreu Rosa – weltonabreu@hotmail.com

 

2º Lugar: TEAM TUBEY

Descrição do projeto: Objeto voador autônomo para inspecionar uma espaçonave para detecção de danos causados por micro meteoritos e lixo orbital (MMOD – Micro-Meteoroid and Orbital Debris).

Link do projeto no site da Nasa: https://2018.spaceappschallenge.org/challenges/can-you-build/design-based-nature-fusion/teams/team-tubey/project

 

Equipe: Alan Delgado do Nascrimento – alan.jbdn@gmail.com; Verônica Aparecida dos Santos – veronicawaves@gmail.com; Rebeca Souza Cavalcante – rebeca.cavalc@gmail.com; Matheus Felipe Rezende da Silva – rezendedasilvajos@gmail.com; Guilherme Natsutaro Descrovi Nabeyama – nabeyama@uniamerica.br

 

3º Lugar: MAIN CORE

Descrição do projeto: Sistema que utiliza sensores plug-and-play para descoberta dos pontos habitáveis no planeta Marte, criando um limiar e comparando as perturbações dos sensores.

Link do projeto no site da Nasa: https://2018.spaceappschallenge.org/challenges/can-you-build/make-sense-out-mars/teams/maincore-the-sledge-hammer/project

 

Equipe: Elison dos Santos Ribeiro – dyuguynha@gmail.com; Guilherme Seiber Zulian – guilhermesz873@gmail.com; Airez Antorio da Rocha – projetoswp2014@gmail.com; Pedro Ivo Martins de Vasconcelos – pedroivomartinsdevasconcelos@gmail.com

No comments

Translate »