ABIPIR CONHECE O ASTRONAUTA E MINISTRO MARCOS PONTES

4,818 Views

No dia 03 de novembro de 2018, membros da equipe de âncoras da Estação Innovacities, na foto, da esquerda para a direita, Fabiano Neumann, Márcia David, Adriane Bordin e Luis Poletti, e a diretora de Educação da ABIPIR e coordenadora do Office Latino-americano da IFIA, Mariangela Lückmann, tiveram a oportunidade de conhecer o astronauta, e agora, Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcos Pontes. Foi possível questioná-lo sobre o seu pensamento acerca do futuro dos Institutos Federais brasileiros e sobre a aproximação necessária entre o mercado, especialmente, das micro, pequenas e médias empresas e o setor educacional para o desenvolvimento da inovação em território brasileiro. E, depois registrar esse primeiro encontro com uma bela foto.

 

Impactaram sua disponibilidade em ouvir os cidadãos sobre sugestões para a melhoria do Ministério que assumirá em breve, a simplicidade pessoal na interrelações, o open mind, e o profissionalismo com que inicia o desenvolvimento de projetos para o país na abrangência de sua pasta. A ABIPIR entregou seu cartão de visitas e colocou-se a disposição para contribuir voluntariamente com o novo Ministro nos projetos para o desenvolvimento da inovação, empreendedorismo, inventividade e educação no Brasil.

Em março de 2006, Marcos Pontes tornou-se o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço integrando a Missão Centenário, projeto criado entre o Brasil e Rússia com destino a Estação Espacial Internacional, com mais outros dois cientistas russos. A missão de Pontes durou 10 dias, tempo em que o engenheiro realizou diversos experimentos em ambientes de microgravidade.

Sobre a EI: A Estação Innovacities é um programa de radiodifusão coletivo e voluntário da ABIPIR e mais de 30 parceiros sobre Inovação, Inventividade, Empreendedorismo e Ciências Aplicadas para o desenvolvimento territorial sustentável. Você pode acompanhar a nova onda de inovação para o seu mindset, e interagir com uma galera engajada, pelo aplicativo “Sempre RCI” (gratuito na Playstore), pode acompanhar na live do facebook nas páginas da Rádio Comunicadora Iguassu, ABIPIR e InnovaCities, pelo YouTube da RCI e em AM 1320, pela RCI – Rádio Comunicadora Iguassu / Rede Bandeirantes de Comunicação.

Sobre o evento:

De 1 a 3 de novembro, o Centro Universitário Uniamérica realizou o 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro e contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

O objetivo foi promover o diálogo entre a academia, a indústria e as instituições públicas do setor aeroespacial. A programação contou com palestras, minicursos e exposição de artigos científicos  com especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais, incluindo o astronauta brasileiro Marcos Pontes e o engenheiro da NASA, Todd Barber.

O evento foi organizado pelo Centro Universitário em parceria com outras dez instituições renomadas educacionais do país, entre elas o Parque Tecnológico Itaipu, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a Universidade Federal do Paraná.

Nessa primeira edição, o congresso abordou como tema “Diálogos entre Academia, Indústria e Política pública em prol de um Programa Espacial Brasileiro sustentável e impactante”. O congresso também teve como enfoque o diálogo entre os principais atores do cenário aeroespacial brasileiro, visando proporcionar aos profissionais da área um espaço de exposição, debate de trabalhos e propostas inovadoras.

No comments

Translate »